Aquecimento Global

Bem-vindos ao nosso blogue.
Iremos divulgar aqui toda e qualquer informação que
tenhamos sobre o aquecimento global.

Aquecimento Global

Aquecimento Global
Certas espécies estão a ficar sem casa, devido ao aquecimento global.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O que é a desertififcação?

Sabias que a desertificação afecta cerca de um terço da superfície terrestre e mais de 1 bilião de pessoas?

Como deves perceber, afecta muitas pessoas e áreas da Terra. Só para tu teres uma ideia a desertificação atinge mais de 100 países em todo o mundo. Sendo que, a maioria dos países afectados são da África e da Ásia.


A desertificação põe em perigo a natureza.

Mas o que é a desertificação?

A desertificação é a mudança de uma área que era fértil e que passa a ser um deserto.

A ausência de chuvas e as consequentes secas vão ajudar à desertificação. Mas, o uso exagerado dos solos ou da água na agricultura e o corte de grandes áreas de floresta e árvores também ajudam à desertificação.


O aquecimento global também está a contribuir para o aumento das secas e da desertificação. As emissões de gases que contribuem para o efeito de estufa têm levado ao agravamento da seca e da fome que afectam muitos países.

A seca e a desertificação são muito perigosos para a natureza porque provocam a perda da biodiversidade (flora e fauna), a perda de solos bons para a agricultura, a diminuição das reservas de água dos lagos e rios.

Sabias que Portugal é um dos países em risco de desertificação?

É verdade. Estão a ser prejudicados o nosso solo, a nossa floresta e a nossa água. As alterações climáticas, os grandes incêndios e os períodos de seca estão a pôr em perigo a nossa biodiversidade (animais e plantas).


Sabes como podemos combater a desertificação e as secas?

É muito importante que nos preocupemos com a desertificação e as secas. Temos que proteger as florestas, plantar árvores, fazer a reflorestação de zonas queimadas, recuperar os solos e usa-los de forma saudável, poupar a água.

Sem comentários:

Enviar um comentário